A programação paralela da Semana do Plástico promoveu muita qualificação para os profissionais da indústria entre os dias 22 e 25 de outubro. Além do curso “Avançado em injeção para preparadores e reguladores de máquinas”, os trabalhadores participaram da palestra “Otimização do Processo de Injeção”, com Gilberto Baksa, que tem experiência há 25 anos no processo de injeção. As qualificações ocorreram na Escola Senai do Plástico, no município da Serra, e foram realizadas no período noturno para facilitar a participação dos trabalhadores.

O gerente de produção da Demuner Sudeste, empresa de São Roque do Canaã, Milton Silva Mendes, afirma que a capacitação contribuiu muito para sua atuação e que já conseguiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “Durante o curso, tivemos a oportunidade de aprender sobre a área de aquecimento de máquinas e de parametrização de recalque e aquecimento. Também aprendemos a fazer cálculos de volumes do interior das máquinas, para saber se ela é mal dimensionada ou não”, conta.

De acordo com o diretor Industrial da Plastin e diretor de Educação do Sindiplast-ES, Neviton Gasparini, hoje há uma carência no Estado de formação técnica para os empregados da área prática da indústria. “Os encarregados e os líderes de profissão, que atuam no setor de processamento industrial, são os que mais sentem essa falta. Com a palestra, eles puderam ter acesso a informações sobre técnicas de processamento. Foi muito produtiva e trouxe para nós ganhos no processo de produção”, ressalta.