Mais de 1,5 toneladas de tampinhas plásticas foram recolhidas do meio ambiente durante a gincana Tampinha Legal, promovida pelo Sindiplast-ES, em parceria com a Findes e a rede escolar Sesi-Senai. A quantidade equivale a 215.555 unidades do produto. As tampinhas serão negociadas com uma empresa de reciclagem e o valor doado para o Instituto Goiamum, que atua na recuperação e preservação do meio ambiente, além de difundir a educação ambiental com a sociedade. Segundo o fundador e ambientalista da instituição, Iberê Sassi, a organização foi a primeira ONG do Estado a defender a questão do descarte correto do plástico.

Os vencedores da competição foram o Centro de Educação Básica e Profissional Henrique Meyerfreund, do Sesi Civit, que arrecadou 227,8 kg do material, e o Centro de Educação Profissional Helcio Rezende Dias, o Senai Araçás, que recolheu 116.820 kg. Eles foram anunciados no dia 28 de outubro, na solenidade de abertura da 12ª Semana do Plástico, na Findes. No dia 25 de novembro, os ganhadores ainda farão uma visita ao Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal como reconhecimento da vitória na gincana.

“A competição saudável entre os estudantes contribui de maneira significativa para a conscientização de que o plástico não é um inimigo da sociedade, e que seu uso consciente e sua reutilização fazem toda diferença para a sociedade”, destacou o diretor do Centro de Educação Profissional Helcio Rezende Dias, o Senai Araçás, Gilberto Menezes.

Disseminação da consciência ambiental 

A fim de disseminar a consciência ambiental entre as novas gerações, o Sindiplast-ES realizou um Teatro de Fantoches com temas ambientais para crianças e jovens estudantes do Centro Educacional Augusto Ferreira (Cedaf) e da Unidade Sesi Laranjeiras, no município de Serra. A apresentação, que debateu questões como descarte correto de resíduos, reciclagem do plástico e preservação do meio ambiente, foi realizada no dia 5 de novembro e fechou a programação da Semana do Plástico 2019.