A qualificação dos profissionais do setor e da comunidade durante a Semana do Plástico foi promovida por meio do minicurso “A reciclagem de materiais poliméricos”, ministrado pela tecnóloga em Polímeros Jeangela dos Santos Nascimento”, no dia 1º de novembro, na Escola Senai do Plástico, no município de Serra.

Inicialmente, os participantes puderam debater sobre desenvolvimento sustentável, descarte correto de material e consciência ambiental, além de serem apresentados aos projetos desenvolvidos na Escola Senai do Plástico voltados à área. Em seguida, foram apontadas todas as etapas da reciclagem, desde a separação dos resíduos até o produto final, passando por etapas como trituração, revalorização e injeção do plástico reciclado.

“Hoje, trabalhamos a reciclagem de resíduos plásticos associados aos orgânicos na Escola do Plástico, como a junção de tampas de garrafas e copos plásticos com cascas de ovos e borras de café, para gerar produtos como porta trecos e calçadeiras de sapatos, por exemplo”, destacou Jeangela dos Santos. O emprego da reciclagem para a produção de novos produtos já assegurou a segunda colocação da Escola do Plástico na mostra de inovação do Senai-ES, em 2018, segundo a tecnóloga.

O produto em questão foi um tubete para plantio, desenvolvido a partir da mistura do plástico reaproveitado com borras de café. “O minicurso foi concentrado no entendimento teórico e prático dos participantes de todo o processo de reciclagem, chegando a uma peça acabada que puderam levar como brinde para casa”, concluiu.