Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico (PE) do Sindiplast-ES 2013-2016 passou por uma atualização entre abril e maio, visando às redefinições para o período de 2016-2019. Entre as alterações, destaca-se a visão de futuro Sindicato, que agora é “Ser reconhecido em nível nacional como interlocutor e indutor do desenvolvimento da indústria do plástico do Espírito Santo até 2019”.

A visão é praticamente a mesma do Planejamento anterior, porém com duas modificações: a inclusão do prazo até 2019 e a ampliação da área que era em nível estadual e passou para nacional. Outra novidade é a criação de três comitês técnicos para trabalhar os 18 objetivos estratégicos do Planejamento e dar suporte à Diretoria: o de RH atuará com cinco objetivos; o de Inovação e Tecnologia, com três; e o de Competitividade, com 10.

Segundo o presidente do Sindicato, Gilmar Regio, os comitês já estão trabalhando e executando as ações previstas no PE. Entre as realizações, ele cita o 3º Encontro da Almaco (Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos), promovido em maio; a participação do Sindicato na Expo Construções em junho, o benchmarking na Fibrasa e Fortlev e as visitas às empresas associadas.

Gilmar Regio também destaca que os comitês estão planejando as ações futuras, como a participação na Mec show (Feira da Metalmecânica, Energia e Manutenção) com a Ilha do Plástico, em julho, e o evento de RH previsto para 12 de agosto, sobre os desafios da inovação na gestão. “O mais importante agora é mostrar que os objetivos do PE estão sendo trabalhados”, ressalta o dirigente.

A atualização do Planejamento foi democrática, tendo o assessoramento da GWN Consultoria. As empresas associadas ao Sindiplast-ES participaram das reuniões presenciais realizadas entre abril e maio e também tiveram a oportunidade de se manifestar pelo e-mail. O Sindicato enviou mensagens com a matriz SWOT para os associados analisarem e apresentarem suas sugestões, que foram consideradas no Planejamento.

O superintendente do Sindicato, Agostinho Miranda da Rocha, também observa que, assim como houve alterações na atualização do PE, também foram mantidos objetivos estabelecidos anteriormente. Dentre eles, estão o equilíbrio financeiro, o associativismo, a Escola Senai do Plástico e as relações com os setores e poderes constituídos. Estas relações e a Escola Senai do Plástico deverão ser potencializadas. Para a Escola, inclusive, estão previstos cursos de qualificação e formação profissional. Também deverão ser realizadas visitas técnicas e uma oficina de associativismo em 2016.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa do Sindiplast-ES Publicado: 22/06/2016