Semana do Plástico ES destaca inovação e competividade de 7 a 12 de novembro
O evento, em sua nona edição, terá na sua programação seminário, workshop, entrega de prêmios e almoço de negócios

Com o tema “Inovação e Competitividade”, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES) realizará de 7 a 12 de novembro, a 9ª Semana do Plástico ES, principal evento da indústria capixaba de Transformados Plásticos. A programação é composta de seminário, workshop, entrega do Prêmio Plast-Inova, almoço de negócios e dia de lazer e cultura, com a já tradicional Plastikids, voltada para filhos de profissionais e empresários do setor.

“Nunca foi tão necessário inovar em produtos, processos ou modelo de negócios, melhorar qualidade e aumentar os resultados. Do mesmo modo, o desafio de manter-se competitivo diante da internacionalização dos negócios passou a ser uma questão de sobrevivência”, destaca o presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Régio. Ele enfatizou, ainda, que o próprio atual momento vivido pela economia no país reforça que não há outro caminho para as empresas a não ser se profissionalizar, aumentar a produtividade e investir na gestão do negócio.

A característica da Semana do Plástico, de reunir, ao mesmo tempo, as empresas do segmento e outros públicos que atuam na cadeia do plástico e seus parceiros, segundo o presidente do Sindiplastes, coloca o evento como estratégico para o debate da inovação e da competitividade. Atualmente, o segmento do plástico possui mais de 120 empresas no Espírito Santo, que geram aproximadamente 8 mil postos de trabalhos, entre diretos e indiretos.

Programação

A programação da 9ª Semana do Plástico começa no dia 7 de novembro, às 19 horas, no Salão da Indústria, na Findes, em Vitória, com a cerimônia de abertura e a entrega do “Prêmio Plast-Inova”, que contempla as categorias produto, gestão e prcesso. Também será feita a entrega do “Prêmio Aluno Destaque da Escola Senai do Plástico”.

O “Prêmio Plast-Inova”, inédito, tem como objetivo estimular a cultura da inovação nas empresas do setor. Participam micro, pequenas, médias e grandes empresas associadas ao sindicato e que tenham desenvolvido produtos, processos ou modelos de negócios inovadores em sua atividade econômica.

Os cinco melhores trabalhos receberão certificados de Menção Honrosa e o primeiro colocado de cada categoria receberá o troféu “Prêmio Empresarial de Inovação”, confeccionado pelo artista plástico Rubens Szpilman.

No dia 8 de novembro, às 18 horas, acontece o Seminário “Competitividade através da Inovação e Design”, reunindo empresários, arquitetos, designers, estudantes e profissionais do setor de Transformados Plásticos. Serão abordados assuntos, como Inovação em Design de Embalagens, Inovação de Produtos na Arquitetura, Inovação em Modelo de Negócio e Inovação Tecnológica.

Dando sequência ao evento, no dia 9 de novembro será realizada, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, às 14 horas, uma audiência pública, seguida do Worshop “Sustentabilidade: Gestão do Pós-consumo”. No dia 10 de novembro, no Salão da Indústria, na Findes, ocorre o Almoço de Negócios “Interface Setorial: Inovação em Acesso a Crédito”. Encerrando a programação da Semana do Plástico deste ano, no dia 12 de novembro, um sábado, será realizada a Plastikids, um dia de lazer e cultura exclusivo para filhos de empregados e empresários do setor. Nesse dia, será feita a premiação, aos partiipantes, do Concurso de Desenho e Redação.

A Semana do Plástico tem apoio do Sesi/Senai, da Abiplast, da Plastivida, da Almaco e do Studio R. Szpilman, além do patrocínio do Bandes. Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo telefone (27) 334-5922 e secretaria@sindiplastes.org.br

Fonte da Notícia: Sindiplast-ES Publicado: 18/10/2016