Semana do Plástico registra a participação de 2 mil pessoas e 600 empresas
A Semana do Plástico a cada ano demonstra a sua importância como o principal evento da indústria capixaba de Transformados Plásticos. A nona edição, realizada entre 7 e 24 de novembro, teve como tema central “Inovação e Competitividade” e foi marcada por ações na Grande Vitória e no interior do Estado. Aproximadamente 2 mil pessoas, entre empresários, colaboradores do segmento e estudantes, e 600 empresas associadas e não associadas ao Sindiplast-ES participaram das atividades.

Na programação, entrega do Prêmio Plast-Inova e do Prêmio Aluno Destaque da Escola Senai do Plástico, seminário “Competitividade Através da Inovação e Design”, audiência pública e workshop “Sustentabilidade: Gestão de Pós-Consumo”, almoço de negócios “Interface Setorial: Inovação em Acesso a Crédito” e a Plastikids, um dia de lazer e cultura para filhos de profissionais e empresários do setor.

Paralelamente, na Escola Senai do Plástico Antônio Carlos Torres, aconteceram a palestra “O Jovem no Mercado de Trabalho” e o minicurso “Compósitos de Matriz Polimérica”. Cerca de 400 profissionais e alunos participaram dos encontros.

O Prêmio Plast-Inova foi concedido pela primeira vez este ano, e em duas categorias: Produto e Processo. A Embrafi – Empresa Brasileira de Fibra venceu na categoria Produto e Sacaria Serrana ganhou na categoria Processo.

Eles receberam o troféu “Prêmio Empresarial de Inovação”, confeccionado pelo artista plástico Rubens Szpilman, que é também associado ao Sindiplast-ES. Já o estudante Igor dos Reis Moreira recebeu a homenagem de Aluno Destaque da Escola Senai do Plástico Antonio Carlos Torres.

O presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Regio, ressalta que a iniciativa tem o objetivo de estimular a cultura da inovação nas empresas do setor. “A crise econômica não deixa outro caminho para a sobrevivência das empresas, que não seja a competitividade e o investimento na profissionalização, na produtividade e na gestão do negócio”, afirma.

Ele comenta, ainda, que a Semana do Plástico está completamente alinhada com a missão da instituição em fortalecer o setor, bem como aproximar empresários, empresas, colaboradores, fornecedores, poder público e sociedade. “É um evento que atende às diretrizes do Planejamento Estratégico do Sindiplast-ES e que possui programação variada que se comunica com um público que é estratégico para o setor de transformação do plástico do Espírito Santo”, diz.

Na abertura do evento, o ex-presidente Neviton Gasparini recebeu uma placa de homenagem em função de ter sido uma liderança fundamental na criação e manutenção da realização da Semana do Plástico.

A 9ª Semana do Plástico teve apoio do Sistema Findes - Sesi/Senai, da Abiplast, da Plastivida, da Almaco e do Studio R. Szpilman, além do patrocínio do Bandes e do Sebrae-ES.

Interiorização

As ações de interiorização da 9ª Semana do Plástico aconteceram nos municípios de Aracruz, Colatina, São Mateus, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, com palestras sobre “Gestão do Pós-Consumo” e “Proteção do Meio Ambiente e Conservação dos Recursos Hídricos”. As palestras foram realizadas de 17 a 24 de novembro.

Os eventos foram realizados nas unidades do Sesi-Senai de cada cidade, em uma parceria do Sindiplast-ES com o Programa Consciência Cidadã, da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES).

Fonte da Notícia: Sindiplast-ES Publicado: 16/12/2016