Evento será entre os dias 23 e 27 de novembro, em formato híbrido, com debates sobre o tema “O plástico e a economia circular”

O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) confirmou a realização da 13ª edição da Semana do Plástico – o principal evento do setor de Transformados Plásticos do Estado, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

Devido à pandemia da Covid-19, a Semana do Plástico terá um formato híbrido, com encontros, palestras, qualificações e rodada de negócio em formato 100% digital ou semipresencial, com a presença de público reduzido, seguindo os protocolos de segurança.

Com o tema “O plástico e a economia circular”, o evento debaterá uma nova forma de repensar a produção e o consumo, avaliando o ciclo dos produtos de modo a reduzir os danos ambientais e tirar o máximo de proveito da produção. De acordo com o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo, toda a programação foi pensada com os olhos voltados para o momento atual e futuro do setor.

“Hoje há uma exigência maior para que o setor produtivo atue com inovações em tecnologias, processos e modelos de negócios. Nesse contexto, também está o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o fomento da indústria de reciclagem, algo que envolve outros atores da sociedade e está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável”, afirma Jackley Maifredo.

O gestor enfatiza que a 13ª Semana do Plástico abordará a economia circular e suas possibilidades de gerar negócios, logística reversa, descarte correto e reciclagem, além de trazer informações sobre o comportamento do consumidor no momento pós-pandemia.

A cerimônia de abertura, no dia 23, será no Salão da Indústria, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), reunindo empresários, poder público e parceiros do setor. A solenidade será acompanhada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz, que, remotamente, apresentará a palestra “Tendências de mercado do plástico no mundo pós pandemia”. Um novo modelo da gincana Tampinha Legal também será lançado durante o evento. Toda abertura terá transmissão pela internet.

Nos dias seguintes, a programação segue com qualificação oferecida pela Escola Senai do Plástico (100% on-line), apresentação de projetos inovadores do setor (100% on-line), rodada de negócios entre o setor produtivo e associações de catadores de materiais reciclados (presencial) e apresentação de palestra e cases envolvendo economia circular, conduzida pela Plastivida, entidade que representa no Brasil o setor plástico nas questões relativas à sustentabilidade.

A 13ª edição da Semana do Plástico é uma realização do Sindiplast-ES, com parceria do Sistema Findes, Abiplast e Plastivida e patrocínio da Marca Ambiental, Recicla Valorização de Resíduos e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). As inscrições para o evento estarão disponíveis em breve no site do Sindiplast-ES (www.sindiplastes.org.br).

PROGRAMAÇÃO: