Diante do cenário de evolução do coronavírus (Covid-19) pelo Brasil, momento em que são necessárias medidas para prevenir a disseminação da doença para resguardar a saúde de todos, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) traz as seguintes orientações aos industriais do setor de Transformados Plásticos:

  • Promover orientações internas para a conscientização e a orientação dos colaboradores sobre o coronavírus, indicando quais são as formas de contágio da doença e as medidas preventivas que devem ser adotadas por todos. O site do Ministério da Saúde disponibiliza informações importantes e peças publicitárias que podem ser repassadas aos profissionais (www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus)
  • Disponibilizar álcool gel 70%, sabonete líquido, papel-toalha e copos descartáveis aos trabalhadores, clientes e terceiros que circularem nas áreas comuns da empresa, além de intensificar as rotinas de limpeza dos ambientes, equipamentos e objetos em geral.
  • Estar ainda atendo a qualquer sinal de sintoma do Covid-19 entre as equipes de trabalho, como tosse, coriza, cansaço, falta de ar, dores no corpo associados à febre (a partir de 37,8ºC).
  • Utilizar ferramentas de videoconferência para a realização de reuniões.
  • Suspender temporariamente as viagens a serviço e os eventos.
  • Quando possível, utilizar a modalidade de teletrabalho e flexibilizar os horários e escala dos profissionais, a fim de reduzir a concentração de pessoas nos ambientes e ajudar a evitar horários de pico no transporte público. Por meio da Nota Técnica Conjunta nº 02/2020 – PGT/CODEMAT/CONAP, o Ministério Público do Trabalho recomenda “aos empregadores, sindicatos patronais, sindicatos profissionais que representem setores econômicos que considerados de risco muito alto,
    alto ou mediano (OSHA), que negociem acordos e/ou instrumentos coletivos de trabalho prevendo flexibilização de horários, especialmente para os trabalhadores que integrem grupos vulneráveis, o abono de faltas sem a apresentação de atestado médico àqueles que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19, entre outras medidas necessárias para conter a transmissão da doença.
  • Para obter mais informações sobre as possibilidades que a legislação do trabalho propicia em situações excepcionais como a atual, leia o material disponibilizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) com ações emergenciais e providências que podem ser adotadas pelas indústrias. O conteúdo pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3df6RjX.

Mantendo a regularidade dos serviços, o Sindiplast-ES está atuando no modelo de teletrabalho, permanecendo disponível para atender os associados pelo email superintendencia@sindiplastes.org.br e telefone celular (27) 9 9525-0512. Seguimos comprometidos com a segurança de todos ao nosso redor e com a união do setor, ainda que à distância. Nossa expectativa é retomar a normalidade o mais breve possível, ainda mais fortes e atuantes na busca do desenvolvimento sustentável das industrias do setor.

Jackley Maifredo
Presidente do Sindiplast-ES
Vitória (ES), 20 de março de 2020

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Powered by