O Sindiplast-ES realizou no dia 13 de agosto a terceira edição do Seminário de Gestão de Pessoas. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e contou com mais de 400 inscritos, reunindo empresários, gerentes e gestores de RH de empresas capixabas. Para a realização, o Sindicato teve a parceria da Associação dos Empresários da Serra (Ases), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) e do Sindirochas Espírito Santo, além do apoio Associação Brasileira de Recursos Humanos no Espírito Santo (ABRH-ES).

 

O Seminário de Gestão de Pessoas é um evento anual que faz parte do programa Gente & Gestão do Sindiplast-ES. Neste ano, o tema central do evento foi “E-Social: Uma nova forma de registros de eventos trabalhistas”, incentivando o debate sobre o novo sistema público de escrituração digital. Já a novidade da edição foi a abrangência nacional do seminário, transmitido ao vivo via Internet para todas as Regionais Findes, como também pelo Facebook e YouTube.

 

A programação contou com palestras e debate. Ao longo do dia, foram postos em pauta temas como o histórico do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Qualificação Cadastral na Caixa Econômica Federal e no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

 

O seminário foi oferecido de maneira gratuita, possibilitou inscrições pela internet e contou com especialistas mediando toda a programação. Entre eles, estavam o coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro e Espírito Santo, João José Desterro; o médico do trabalho do Departamento Nacional do Sesi, Cláudio Patrus; e o auditor fiscal da Receita Federal, Gelson Guarçoni. Ao final das apresentações, houve um debate conduzido pelo mediador Júlio Zorzal, diretor de Saúde e Segurança do Sesi-ES.

 

Segundo o diretor e coordenador do Comitê de RH do Sindiplast-ES, Hudson Temporim, o evento foi planejado para fazer com que o eSocial, ainda em fase inicial, se tornasse mais conhecido pelo público. “Certamente os objetivos do seminário foram alcançados. As palestras e os debates nos mostraram que o eSocial é, sim, de extrema importância”, comentou.

 

A coordenadora administrativa da Griffus Cosméticos, Elizangela Di Angeli, uma das participantes do evento, destacou que o seminário proporcionou o contato com novos conhecimentos. “A última parte, Gestão de SST para o eSocial, abordou muito do que eu precisava saber, acredito que me atualizar sobre os procedimentos vai auxiliar no dia a dia do meu trabalho”, disse.

 

O presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Regio, ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “Quando pensamos o seminário, de imediato, convidamos a Ases, pois lá também existe um grupo de trabalho que se debruça sobre o tema.  Convidamos também a ABRH-ES, que é especialista quando o assunto é Gestão de Pessoas. Com a união dos parceiros, conseguimos a evolução no número de participantes que passou de 200 no primeiro ano, para 263 em 2017 e 453 inscritos neste ano, além daqueles que participaram através das transmissões simultâneas que realizamos tanto na Findes, quanto nas regionais do Sesi/Senai no Estado”, afirmou.

 

Gilmar Regio também destacou os apoios e patrocínios importantes obtidos nos três anos de seminário. “Para reforçar o time de realizadores do evento, além do Sindiplast-ES, da Ases e da ABRH, tivemos as presenças importantes do Sindifer e do Sindirochas. Gostaríamos de tornar o Seminário de Gestão de Pessoas, não só Sindiplast-ES, mas de todos os 40 sindicatos que compõem a Federação das Indústrias e demais instituições que de alguma forma representam os setores produtivos do Estado do Espírito Santo, dada a importância da área de Gestão de Pessoas em todos os segmentos da nossa economia”, finalizou o presidente do Sindiplast-ES.

Confira as imagens do evento em nossa Galeria.