A Semana do Plástico 2020, evento que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, terá um momento de qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais do setor de Transformados Plásticos. A palestra “Segurança para operadores de máquinas injetoras” já está com as inscrições abertas pelo site www.sindiplastes.org.br. A qualificação é gratuita e será 100% online, no dia 24 de novembro, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

O superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Nogueira, destaca que a apresentação será em parceria com a Escola Senai do Plástico, o centro para a formação técnica contínua de mão de obra para o setor de Plásticos, localizado no Senai Civit, no município de Serra. A qualificação é direcionada para os profissionais das empresas do setor no Estado, aos alunos da Escola do Plástico e demais interessados.

A apresentação ficará a cargo da tecnóloga em Ciência e Tecnologia dos Polímeros e instrutora de Educação Profissional Técnica na Escola do Plástico, Jeangela dos Santos Nascimento. Segundo a docente, o conteúdo programático destacará especialmente os riscos que as máquinas oferecem se não houver as proteções adequadas. Além disso, incluirá “Termos e Definições”, “Terminologias”, “Análise dos perigos e riscos”, “Avaliação dos Riscos do Equipamento” e “Determinação dos limites da máquina”.

“Esta apresentação será o apanhado de um curso de 16 horas. Trataremos dos principais problemas observados em relação à segurança para operadores de máquinas injetoras, como queda do molde, esmagamento dos membros superiores, queimaduras, descargas elétricas, entre outros. Após a exposição teórica, apresentaremos algumas situações reais de acidentes em máquina injetora”, afirma Jeangela dos Santos.

A instrutora acrescenta que atualmente a Escola Senai do Plástico tem operado de maneira on-line e presencial, com a retomada das aulas práticas presenciais de acordo com os protocolos de segurança determinados. O projeto mais recente desenvolvido pelos alunos da instituição compreende a utilização de resíduos do processo de termoformagem para produção de peças injetadas.

Semana do Plástico

A Semana do Plástico é o principal evento do setor de Transformados Plásticos do Espírito Santo. Em 2020, chega a sua 13ª edição, com o tema “O plástico e a economia circular”. A programação será entre os dias 23 e 27 de novembro, com encontros, palestras, qualificações e rodada de negócios em formato 100% digital ou semipresencial.

A programação completa e o formulário de inscrição no evento estão disponíveis no site do Sindiplast-ES (www.sindiplastes.org.br). A Semana do Plástico é uma realização do Sindiplast-ES, com parceria do Sistema Findes, Abiplast e Plastivida e patrocínio da Marca Ambiental, Recicla Valorização de Resíduos e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).