Bate-papos serão sempre às terças-feiras, às 19h, pelo Instagram do sindicato

A Força do Associativismo

O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) iniciou uma série de bate-papos virtuais pelo seu Instagram, para debater temas de interesse do setor e estar mais próximo de seus associados e da sociedade. O primeiro encontro ocorreu na última terça-feira, 04, tendo como convidado o diretor da Escola do Associativismo, Fábio Dias.

De acordo com o superintendente do sindicato, Gilmar Almeida Nogueira, os encontros serão semanais, sempre às terças-feiras, às 19h, pelo Instagram do Sindiplast-ES. O próximo convidado, no dia 11 de agosto, será o analista de Relações com o Mercado da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Bruno Conti, que falará sobre o Programa Indústria + Avançada, com foco em Manufatura Enxuta. O programa é voltado para o aumento da produtividade das empresas, auxiliando as organizações a evoluírem ao patamar da Indústria 4.0.

“Por meio dessas lives temos a possibilidade de manter os associados mais próximos do Sindiplast-ES, promovendo conhecimento, experiências, boas práticas e iniciativas que podem contribuir com o desenvolvimento da gestão e a melhoria da competitividade no setor de Plásticos”, destaca Gilmar Nogueira.

O superintendente acrescenta que, além de convidados da rede em torno do setor, formada por parceiros, líderes empresariais, clientes, entre outros, os associados também serão chamados para abordar assuntos que envolvem suas experiências e o modo como podem contribuir com a melhoria do setor.

“Cada associado tem seus desafios, suas vivências e seus aprendizados. Muitos desses desafios são comuns às empresas, e o compartilhamento dessas experiências, especialmente no que se refere às melhores práticas de gestão, pode ajudar a promover melhorias e gerar novas soluções vindas a partir desses diálogos e trocas de conhecimentos”, completa.

O que abordou a primeira live do Sindiplast-ES

A Força do Associativismo foi o tema que abriu a série de bate-papos Sindiplast-ES no Instagram. O convidado, Fábio Dias, é um dos idealizadores da Escola do Associativismo, iniciada em 2015, pelo empresário e presidente emérito da Findes, Sérgio Rogério de Castro.

Dias ressaltou que o objetivo da instituição, que possui 14 cursos em seu escopo, é difundir um associativismo de alto nível, com uma abordagem que inclui, não apenas as associações empresariais, mas também associações que dão suporte aos hospitais filantrópicos e as associações de moradores.

O diretor destacou que, como princípio do associativismo, um dos propósitos da Escola é ter participação colaborativa. “A governança em uma associação precisa ser trabalhada. Ela é como uma empresa. Os papéis dentro da gestão devem ser muito bem definidos. A associação também precisa ver valor e atender às demandas dos associados”, disse.

Fábio Dias citou ainda a Indústria do Bem, que reuniu indústrias capixabas em iniciativas conjuntas para o enfrentamento da Covid-19, como um bom modelo de ação associativista. “Conseguimos muitas doações de todos os setores, incluindo máscaras, itens de higiene e limpeza. Fizemos um movimento que é efetivamente uma grande ação associativista, envolvendo a Federação e seus sindicatos. Nós vivemos em uma época colaborativa e a pandemia veio para despertar ainda mais essa questão. Ações coletivas fortalecem o grupo”, destacou.

A live completa com o diretor da Escola do Associativismo, Fábio Dias, permanece disponível no Instagram do Sindiplast-ES. Nela, Dias ainda aborda temas como Compliance, Inovação, Representatividade, Política nas Associações, Envolvimento de Jovens Lideranças, Tecnologia, entre outros.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Powered by