Com o objetivo de promover a qualificação profissional e contribuir para aumentar a competitividade das empresas associadas, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) iniciou nesta segunda-feira, 28 de setembro, uma programação de cursos gratuitos de capacitação online. A iniciativa, em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), reúne também profissionais de empresas associadas de outros dois sindicatos parceiros: o Sindiquímicos e o Sindipapel.

O primeiro curso, ministrado pela consultora especializada em gestão de marcas Laís Pavese, aborda o tema “Como Elevar sua Marca”, com atividades realizadas nesta segunda-feira e na quinta-feira, 1º de outubro. A segunda capacitação será ministrada pela CEO do grupo Kato, Roberta Kato, que falará sobre “Os Pilares da Cultura Organizacional”, nos dias 10 e 12 de novembro.

A programação deste ciclo de cursos será encerrada com o tema “Planejamento Financeiro Empresarial”, nos dias 15 e 17 de dezembro, com Mara Stocco, especialista em gestão empresarial. As inscrições podem ser feitas no site do Sindiplast-ES (www.sindiplastes.org.br).

“Uma das atribuições do sindicato é estimular e promover a formação e a qualificação profissional. Sabemos que qualificar e treinar profissionais, além de fortalecer as empresas para os desafios do mercado, também traz reflexos na vida pessoal dos colaboradores. Os cursos que estamos oferecendo são resultado do trabalho do Comitê de RH do Sindiplastes, que atua fazendo escuta ativa junto aos associados para identificar as necessidades do setor”, afirma o presidente Jackley Maifredo.

Programação

A consultora especializada em gestão de marcas Laís Pavese apresentou aos participantes os fundamentos de gestão de marcas e as tendências de consumo. “Meu intuito é transferir o conhecimento que possuo e entregar muito conteúdo prático com embasamento teórico aos profissionais. A marca é o maior ativo de uma empresa e, quando bem posicionada no mercado, torna-se preferência na mente do consumidor”, afirma.

Em sua opinião, a iniciativa dos cursos é importante uma vez que incentiva o aprendizado contínuo. “Vejo como uma grande ação em benefício das empresas que desejam crescer de forma exponencial. O Sindiplast-ES oferecer essa oportunidade aos associados é um exemplo para outras instituições”, elogia Laís Pavese.

Já no segundo curso, em novembro, Roberta Kato compartilhará com os profissionais aspectos importantes sobre os pilares da cultura organizacional. Destacará, entre outros, como é crucial ter uma visão clara a todos, que resulta no direcionamento; o bom ambiente para trabalhar, fator que gera engajamento; o papel da liderança na motivação e gestão; e a clareza do valor entregue, que fortalece o propósito.

Em dezembro, no terceiro e último curso, cuja temática será “Planejamento Financeiro Empresarial”, Mara Stocco vai tratar sobre gestão financeira empresarial; demonstrações financeiras; gestão do capital de giro; indicadores financeiros; planejamento, elaboração e gestão do orçamento e boas práticas de gestão financeira estratégica.