Economia Circular do plástico segue como pauta prioritária no Sindiplast-ES

Criado por sindiplastes

dezembro 7, 2020

A agenda ambiental tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade. Com a pandemia, houve um aumento de 25% a 30% na coleta de materiais recicláveis no País, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Grande parte desse volume, entretanto, foi encaminhado para aterros sanitários.

Para transformar este cenário, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), alinhado a um movimento nacional da indústria de plásticos, articula junto às empresas capixabas o debate sobre uma nova forma de produção e consumo, avaliando o ciclo dos produtos de modo a reduzir os danos ambientais e tirar o máximo de proveito da produção.

Economia Circular do plástico segue como pauta prioritária

Durante a Semana do Plástico, realizada entre os dias 23 e 27 de novembro, o sindicato reuniu empresas que utilizam o conceito de economia circular para retirar resíduos do meio ambiente e devolvê-los ao mercado como forma de matéria-prima ou novos produtos. O encontro também contou com a participação do presidente da Plastivida, Miguel Bahiense.

A entidade representa o setor plástico no Brasil em questões relativas à sustentabilidade, promovendo o debate sobre gestão pós-consumo e como transformar a relação da sociedade com os plásticos. “É por meio da educação ambiental e informações corretas que se torna possível o entendimento sobre os benefícios dos produtos plásticos, sua reciclabilidade e boas práticas de uso e descarte, com ganhos sociais, econômicos e ambientais”, afirmou, na ocasião, o presidente da Plastivida.

A Isocil, associada do Sindiplast-ES localizada em Vila Velha, fez uma das apresentações do debate e falou sobre a parceria realizada com a prefeitura do município, que possibilita a coleta e a reciclagem de 50 toneladas de EPS (Isopor) por mês. Segundo o diretor executivo da empresa, Dione Andrade, a quantidade corresponde a 100 caminhões de material recolhidos e reciclados mensalmente. “O objetivo é buscar parcerias com outras prefeituras e associações de catadores, de modo a coletar o EPS em nível estadual e abrir oportunidades para novos produtos”, disse.

A Recicla, empresa que integra o Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental, foi outra empresa a apresentar o trabalho que realiza voltado para a economia circular. Em funcionamento há pouco mais de três meses, a Recicla já movimenta cerca de 130 toneladas de plástico e de papelão por mês. A empresa oferece resina reciclada para as indústrias do setor de plástico, com capacidade de processamento de um plástico específico, o polipropileno (PP). A expectativa é de que em seis meses, a Recicla esteja movimentando 300 toneladas/mês de plástico e papelão.

Sindiplast-ES e Marca Ambiental dialogam sobre soluções para a indústria de plásticos

Buscando parcerias em ações de economia circular e logística reversa para o setor de Transformados Plásticos do Estado, o Sindiplast-ES visitou, no dia 23 de novembro, a Marca Ambiental, maior empresa de tratamento de resíduos no Estado. A organização também marcou presença no debate promovido pelo Sindiplast-ES durante a Semana do Plástico, destacando as soluções que possui para o gerenciamento de diferentes tipos de resíduos.

No Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental são desenvolvidos diversos projetos de reciclagem, com beneficiamento de óleo; compostagem de resíduos orgânicos; aproveitamento energético do biogás produzido a partir da decomposição de resíduos; beneficiamento de escórias siderúrgicas, agregados reciclados, asfalto, pneus inservíveis, vidro; triagem de recicláveis; entre outros.

De acordo com o superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Nogueira, o diálogo com a Marca Ambiental visa buscar novas soluções para o gerenciamento de resíduos das indústrias de transformados plásticos do Espírito Santo, identificando soluções para o destino dos resíduos plásticos.

Artigos relacionados

É hora da economia circular

É hora da economia circular

Jamais o 5 de junho, dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente foi tão importante para a história da humanidade. Estamos diante de enormes desafios a enfrentar como enchentes, queimadas, aumento de temperatura, nuvem de gafanhoto e a maior pandemia da...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.