15 entidades públicas e privadas assinam Carta de Intenções pela Reciclagem

Criado por sindiplastes

outubro 24, 2023

Carta de Intenções pela Reciclagem

Documento foi assinado na abertura da 16ª Semana do Plástico, que tem como tema Reciclagem, O caminho para a sustentabilidade.

Uma Carta de Intenções foi assinada por 15 instituições públicas e privadas do Estado e do Brasil assumindo o compromisso da reciclagem, prática da economia circular e proteção ao meio ambiente como um todo na abertura da 16ª Semana do Plástico realizada na noite desta segunda-feira (23), na Findes.

Além do SindiplastES, o documento foi assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Subsecretaria de Gestão e Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento e Aderes, Sinreciclo, Findes, Associação Brasileira do Plástico (Abiplast), Brasken, Prefeitura de Serra, pela Secretaria de Serviços e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, Movimento Nacional Eu Sou Catador, Coordenação Científica do Programa Plástico Amigo

Representantes e especialistas dos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho e Emprego, Governo do Estado, Findes, ONGs, acadêmicos, da Abiplast e lideranças do setor de embalagens e da sociedade civil em geral começaram a debater o tema central da Semana: Reciclagem, O caminho para a sustentabilidade.

Na abertura, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Peçanha, representando o Governo do Estado, se colocou à disposição para parcerias visando desenvolver boas práticas de sustentabilidade.

 

A presidente da Findes, Cris Samorini, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Bruno Lamas e a diretora Bárbara Esteves Pimentel, representando a diretoria do SindiplastES, assinaram o curso de qualificação de 250 vagas para o setor do Plástico.

O presidente da Abiplast, Paulo Teixeira, abriu as palestras da Semana com o tema Reciclagem, o Caminho da Sustentabilidade. Para o CEO da Pragma Soluções Sustentáveis e presidente do Instituto Pragma, Dione Soares Manetti ressaltou: “É preciso contribuir com o meio ambiente, senão seremos todos afetados, principalmente os pobres”

Também participaram Alexandre Passos, da Aderes, Agostinho Rocha, da Escola de Associativismo e o secretário de Meio Ambiente da Serra, Sérgio Denicoli.

A semana organizada pelo SindiplastES e parceiros segue até sexta-feira (27) de forma presencial e remota. O patrocínio é da Findes, Marca Ambiental, Aderes, Sebraes e Governo do Estado, com apoio da Abiplast, PlasticExperience e Prefeitura Municipal de Serra.

A Semana do Plástico, que se tornou uma tradição, é o maior evento do setor no Estado, com o objetivo de oferecer fontes de informações qualificadas e incentivar boas práticas.

E, antes, neste domingo (22), mas, também parte da programação aconteceu uma ação ambiental na praia de Jacaraípe, no município de Serra e antes da assinatura da Carta de Intenções, a reunião preparatória com as autoridades.

Juntos, fazemos a diferença!

Acompanhe pelo canal do youtube do sindiplastes 
Toda a programação e as inscrições gratuitas podem ser acessadas no site: sindiplastes.org.br/semanadoplastico

Confira a Carta de Intenções assinada pelas autoridades:

Carta de Intenções pela Reciclagem

CARTA DE INTENÇÕES

Compromisso das instituições públicas e privadas com a reciclagem e proteção ambiental

Nosso planeta está na alarmante rota para o aquecimento de 2,4ºC a 2,6ºC, de acordo com alerta da Organização das Nações Unidas (ONU). Chegamos a ter avanços ao redor do mundo desde a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, mas ainda precisamos juntar forças para limitar atingir a meta de 1,5ºC ou a 2ºC, sob o risco dos danos se tornarem irreversíveis ao planeta entrar em colapso.
Todos precisam fazer a sua parte, governos, instituições e cada membro da nossa sociedade. Precisamos discutir, encontrar soluções e, principalmente, agir para enfrentar as mudanças climáticas, que estão em curso levando a desafios urgentes para todos.

Desta forma, nós, entidades signatárias deste documento, reunidas durante a 16° Semana do Plástico, com o tema Reciclagem, o Caminho para a Sustentabilidade assumimos o compromisso ambiental, antenado com a demanda mundial de sustentabilidade, buscando ações, parcerias e incentivos para contribuir com a proteção de nosso planeta.

Desta forma, buscaremos compreender os desafios do mundo moderno para encontrarmos, em parcerias, meios mais adequados para a sustentabilidade, com geração de emprego e renda. Contribuiremos para que todos os nossos resíduos produzidos, sejam descartados de forma correta por meio de educação eficiente, a valorização da reciclagem e o incentivo à economia circular, conceito econômico que prevê que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para esta mesma ou para outras empresas.

Fotos: Sérgio Cardoso

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SindiplastES comemora 26 anos com avanços e projetos implantados

SindiplastES comemora 26 anos com avanços e projetos implantados

O SindiplastES comemora neste mês os seus 26 anos de fundação. E a data foi comemorada em alto estilo com um caloroso “Parabéns pra Você”, por autoridades e associados na Findes, em cerimônia aberta e conduzida pelo superintendente, Gilmar Nogueira. O presidente do...

Seminário sobre o Decreto de Logística Reversa

Seminário sobre o Decreto de Logística Reversa

Findes com apoio do Sindiplastes promovem seminário para abordar o Decreto de Logística Reversa do ES O Decreto de Logística Reversa do Espírito Santo (DLR) - assinado no dia 22/03, no Palácio Anchieta, pelo governo estadual - será apresentado ao setor industrial...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.