Documento foi assinado na abertura da 16ª Semana do Plástico, que tem como tema Reciclagem, O caminho para a sustentabilidade.
Uma Carta de Intenções foi assinada por 15 instituições públicas e privadas do Estado e do Brasil assumindo o compromisso da reciclagem, prática da economia circular e proteção ao meio ambiente como um todo na abertura da 16ª Semana do Plástico realizada na noite desta segunda-feira (23), na Findes.
Além do SindiplastES, o documento foi assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Subsecretaria de Gestão e Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento e Aderes, Sinreciclo, Findes, Associação Brasileira do Plástico (Abiplast), Brasken, Prefeitura de Serra, pela Secretaria de Serviços e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, Movimento Nacional Eu Sou Catador, Coordenação Científica do Programa Plástico Amigo
Representantes e especialistas dos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho e Emprego, Governo do Estado, Findes, ONGs, acadêmicos, da Abiplast e lideranças do setor de embalagens e da sociedade civil em geral começaram a debater o tema central da Semana: Reciclagem, O caminho para a sustentabilidade.
Na abertura, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Peçanha, representando o Governo do Estado, se colocou à disposição para parcerias visando desenvolver boas práticas de sustentabilidade.
A presidente da Findes, Cris Samorini, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Bruno Lamas e a diretora Bárbara Esteves Pimentel, representando a diretoria do SindiplastES, assinaram o curso de qualificação de 250 vagas para o setor do Plástico.
O presidente da Abiplast, Paulo Teixeira, abriu as palestras da Semana com o tema Reciclagem, o Caminho da Sustentabilidade. Para o CEO da Pragma Soluções Sustentáveis e presidente do Instituto Pragma, Dione Soares Manetti ressaltou: “É preciso contribuir com o meio ambiente, senão seremos todos afetados, principalmente os pobres”
Também participaram Alexandre Passos, da Aderes, Agostinho Rocha, da Escola de Associativismo e o secretário de Meio Ambiente da Serra, Sérgio Denicoli.
A semana organizada pelo SindiplastES e parceiros segue até sexta-feira (27) de forma presencial e remota. O patrocínio é da Findes, Marca Ambiental, Aderes, Sebraes e Governo do Estado, com apoio da Abiplast, PlasticExperience e Prefeitura Municipal de Serra.
A Semana do Plástico, que se tornou uma tradição, é o maior evento do setor no Estado, com o objetivo de oferecer fontes de informações qualificadas e incentivar boas práticas.
E, antes, neste domingo (22), mas, também parte da programação aconteceu uma ação ambiental na praia de Jacaraípe, no município de Serra e antes da assinatura da Carta de Intenções, a reunião preparatória com as autoridades.
Juntos, fazemos a diferença!
Acompanhe pelo canal do youtube do sindiplastes
Toda a programação e as inscrições gratuitas podem ser acessadas no site: sindiplastes.org.br/semanadoplastico
Confira a Carta de Intenções assinada pelas autoridades:
CARTA DE INTENÇÕES
Compromisso das instituições públicas e privadas com a reciclagem e proteção ambiental
Nosso planeta está na alarmante rota para o aquecimento de 2,4ºC a 2,6ºC, de acordo com alerta da Organização das Nações Unidas (ONU). Chegamos a ter avanços ao redor do mundo desde a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, mas ainda precisamos juntar forças para limitar atingir a meta de 1,5ºC ou a 2ºC, sob o risco dos danos se tornarem irreversíveis ao planeta entrar em colapso.
Todos precisam fazer a sua parte, governos, instituições e cada membro da nossa sociedade. Precisamos discutir, encontrar soluções e, principalmente, agir para enfrentar as mudanças climáticas, que estão em curso levando a desafios urgentes para todos.
Desta forma, nós, entidades signatárias deste documento, reunidas durante a 16° Semana do Plástico, com o tema Reciclagem, o Caminho para a Sustentabilidade assumimos o compromisso ambiental, antenado com a demanda mundial de sustentabilidade, buscando ações, parcerias e incentivos para contribuir com a proteção de nosso planeta.
Desta forma, buscaremos compreender os desafios do mundo moderno para encontrarmos, em parcerias, meios mais adequados para a sustentabilidade, com geração de emprego e renda. Contribuiremos para que todos os nossos resíduos produzidos, sejam descartados de forma correta por meio de educação eficiente, a valorização da reciclagem e o incentivo à economia circular, conceito econômico que prevê que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para esta mesma ou para outras empresas.
Fotos: Sérgio Cardoso
0 comentários