Alunos da Escola da Serra iniciam a gincana social do Programa Tampinha do Bem

Criado por sindiplastes

julho 22, 2021

gincana social

Cerca de 500 alunos e 60 servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta II, iniciaram a gincana social do Programa Tampinha do Bem. O objetivo é arrecadar o maior número possível de tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, produtos de higiene pessoal, creme dental e muitas outras.

O Programa de Conscientização Ambiental é gerido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) e vinculado à Indústria do Bem, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Um Termo de Cooperação foi assinado com a Prefeitura da Serra para implantação do programa, iniciando pela EMEF em José de Anchieta II.
A gincana seguirá até novembro e todas as tampinhas recolhidas são estocadas em coletores sustentáveis e depois serão vendidas.

O dinheiro será investido na horta escolar mantida pelos próprios alunos e servidores. A EMEF Manoel Viera Lessa ganhou força nessa tarefa, graças à parceria com o Colégio Alternativo, unidade de ensino da Rede Privada, localizada na Serra, que também arrecadará tampinhas para a gincana.

Para o presidente do Sindplast-ES, Jackley Maifredo o programa Tampinha do Bem tem como intuito iniciar uma cultura, para uma conscientização ambiental, já desde a fase infantil, com a crianças. E, em 2022, ampliar para outras unidades de ensino do município.

A ação – que tem o suporte educacional da Secretaria de Educação da Serra – pretende incentivar o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente de recursos usados no processo produtivo, como o plástico.

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, destaca que o programa Tampinha do Bem tem como finalidade a conscientização. “Além de conscientizar sobre o descarte adequado de material plástico, vamos estimular a reutilização do material e gerar renda para nossa horta, que cuidamos com tanto carinho”, declarou Alessandro Bermudes.

A diretora da EMEF, Elandia Rodrigues, enviou um vídeo às famílias dos estudantes, pelo grupo de whatsapp da escola, com o pedido de incentivo às crianças e adolescentes. “Motivem nossos alunos a recolherem e guardarem as tampinhas plásticas. Essa é uma grande oportunidade de trabalharmos a educação ambiental, tornando-os conscientes quanto à preservação do meio ambiente”, diz a diretora Elandia, no vídeo.

Fabricadas em sua maioria em polipropileno, as tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado, uma vez que, em apenas dois dias, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria.

Os campeões gerais de arrecadação da gincana também serão premiados na abertura da 14ª Semana do Plástico, que é promovida pelo SindiplastES, em novembro, com o tema Plástico e Saúde.

A iniciativa começou a ser idealizada na Semana do Plástico na edição 2017, que é organizada anualmente pelo SindiplastES e aplicado na Rede Sesi-Senai-ES. Depois, a parceria neste sentido foi firmada com o Governo do Estado, durante o encontro com a vice-governadora, Jackleline Moraes, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), do Sesi/Senai-ES, do Sinrecicle e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) para que fosse adotada pelo Estado.

Artigos relacionados

Inscrições abertas para o 5º Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes

Inscrições abertas para o 5º Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes

Estão abertas as inscrições para o V Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes. O evento será realizado no dia 21 de outubro e terá como tema central as “Mudanças nos Modelos de gestão em Decorrência da pandemia”. As discussões vão reunir pesquisadores da fundação...

Nanotecnologia para combater covid-19 é tema de evento

Nanotecnologia para combater covid-19 é tema de evento

Investimentos em nanotecnologia podem facilitar a vida em sociedade no chamado novo normal. Antenadas neste cenário, empresas que tem atuação no setor do plástico tem investido recursos e pesquisas nesta ciência para buscar soluções eficazes no combate a pandemia da...

Usos e tecnologias nos hospitais é tema de Semana do Plástico

Usos e tecnologias nos hospitais é tema de Semana do Plástico

A utilização e novas tecnologias do plástico no dia a dia dos hospitais como nos curativos, bolsas de sangue, seringas e luvas próteses é o assunto a ser debatido durante a 14ª Semana do Plástico. O evento com o tema central a “Utilização do Plástico na Saúde” será...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.