Entrevista: presidente do Sindiplast-ES apresenta ações planejadas para 2021 no setor de Plásticos capixaba

Criado por sindiplastes

janeiro 18, 2021

O ano de 2021 iniciou com muito trabalho no Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES). O sindicato aproveitou a primeira quinzena do ano para concluir o seu Plano de Ação 2021, que foi apresentado aos associados em uma Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 13 de janeiro. Nesta entrevista, o presidente o Sindiplast-ES, Jackley Maifredo, revela as principais iniciativas planejadas para o ano, que envolvem qualificações, eventos, gestão financeira, entre outras. Confira:

O Sindiplast-ES aproveitou o início de janeiro para concluir e apresentar aos associados o seu Plano de Ação 2021. Quais são os principais projetos do sindicato?

Em primeiro lugar, o Sindiplast-ES continuará atento, acompanhando as indústrias quanto às medidas de segurança para conter a proliferação da Covid-19 e preservar a saúde dos trabalhadores. Também continuaremos apresentando aos associados a importância da representatividade feita pelo sindicato. Para isso, temos planejado a realização de uma oficina sobre associativismo e cenários futuros, com lideranças em nível local e nacional.

O controle financeiro é outro ponto que continuará tendo uma atenção especial do Sindiplast-ES. Nossa meta é conquistar novos associados, criar uma nova modalidade de associado em nosso Estatuto e captar recursos junto às indústrias e parceiros para desenvolver outros projetos prioritários em 2021.

Ao mesmo tempo, iremos fortalecer a gestão administrativa do Sindiplast-ES, mantendo atualizados o Estatuto, as Normas e Procedimentos e o Manual da Organização, e disseminando o Código de Ética entre os nossos associados. Outros projetos envolvem capacitações, educação ambiental, aumento da competitividade das indústrias, defesa do setor, a execução do Projeto Plástico 4.0 e uma Pesquisa de Cargos e Benefícios, que já está em andamento.

Como o Sindiplast-ES tem mantido o diálogo com os associados?

Temos uma reunião mensal da diretoria, bate-papos online semanais pelo Instagram e uma comunicação constante por meio de nossos canais de comunicação, como site, Instagram, Linkedin, Facebook, grupos de Whatsapp e e-mail. Também buscamos divulgar nossas iniciativas por meio de matérias na imprensa.

Neste mês de janeiro, iniciaremos a elaboração de um novo Plano de Comunicação para Sindiplast-ES, baseado em uma pesquisa feita com nossos associados para entender melhor o seu perfil e suas preferências de comunicação. Neste ano, nosso propósito também é retomar as reuniões itinerantes nas empresas associadas e organizar novas visitas às empresas, tanto as associadas, quanto as não associadas.

Como será o trabalho do Sindiplast-ES para a articulação dos interesses do setor em 2021?

Na defesa dos interesses do setor, buscamos sempre o diálogo com as instituições e seus representantes. Isso inclui o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e bancada federal na Câmara de Deputados e Senado.

Esse diálogo tende a permanecer em 2021, especialmente em questões relacionadas a incentivos fiscais e legislações que envolvem o setor de Transformados Plásticos. Para fortalecer os interesses do setor e propor ações de melhorias, também planejamos fortalecer os comitês temáticos do Sindiplast-ES, que são os comitês de Gente e Gestão e de Inovação e Competitividade.

Uma das demandas frequentes, tanto do mercado, quanto das próprias empresas, é por profissionais mais qualificados. Como esse tema está sendo tratado pelo Sindiplast-ES?

A qualificação foi uma das prioridades do Sindiplast-ES em 2020 e assim permanecerá neste ano. Mesmo com a pandemia, conseguimos promover um Ciclo de Qualificações, palestras e workshops em 2020, que ocorreram principalmente no ambiente digital. Neste ano, temos a meta de potencializar os projetos de qualificação profissional da Escola do Plástico de forma on-line, criando módulos com carga horária menor, além de promover cursos in company e envolver as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis nesse processo, já com os olhos voltados para a reciclagem de resíduos plásticos. As qualificações também serão direcionadas aos empresários em áreas relacionadas a finanças, gestão e ao mercado de um modo geral.

No Plano de Ação 2021 do sindicato constam duas ações principais relacionadas à conscientização ambiental: o Programa Tampinha do Bem e o Projeto de Reciclagem de Copos Plásticos. Como serão estes projetos?

O programa Tampinha do Bem consiste na disponibilização de coletores para a coleta de tampinhas plásticas para serem usadas novamente como matéria-prima para a indústria. Esses coletores ficarão em unidades de ensino da Rede Sesi-Senai, na Findes, e em empresas e instituições que tiverem interesse em participar do programa, inclusive, o Governo do Estado já demonstrou interesse em implantá-lo nas escolas da rede estadual.

O projeto Reciclagem de Copos Plásticos segue esta mesma linha, mas, neste caso, há o estímulo ao recolhimento de copos descartáveis nas instituições para serem enviados para a reciclagem, por meio de parcerias com Associações de Catadores. Esses programas são impulsores da conscientização ambiental e da economia circular, pautas que já são defendidas pelo setor de plásticos em âmbito local e nacional.

A Semana do Plástico permanece em 2021? Há a previsão de ocorrerem outros eventos?

Sim. Já iniciamos as discussões sobre o tema deste ano. O evento deve ocorrer em meados de novembro. Este é o principal evento do setor de Plásticos do Estado e um dos principais do País, quando debatemos com intensidade os assuntos relacionados ao setor, ampliamos o relacionamento entre os empresários e parceiros e apresentamos à sociedade temas importantes que envolvem o plástico. Os outros eventos serão relacionados às qualificações e a encontros de negócios. Nosso objetivo ainda inclui a participação em eventos estaduais, em parceria com o Governo do Estado, Aderes e Vice-Governadoria, em que possamos apresentar e fortalecer a imagem do plástico.

O Sindiplast-ES participou de encontros de negócios em 2020, representando as indústrias de Transformados Plásticos. Ações como esta também estão previstas para 2021?

Certamente. Não só participar de encontros de negócios, queremos continuar promovendo alguns desses encontros em parceria com outros sindicatos, como o Sindiquímicos, o Sindipapel e o Sinrecicle. Neste momento, que tem sido tão desafiador para as indústrias e o mercado em geral, essa aproximação e colaboração entre os setores farão uma grande diferença. Nossa expectativa é que essa cooperação fortaleça ainda mais o mercado local e estimule o aumento da sua competitividade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ação nas Praias fecham atividades da Semana do Plástico

Ação nas Praias fecham atividades da Semana do Plástico

Ações de conscientização ambiental nas praias de Vitória, Vila Velha e Serra serão realizadas no início de 2022 com o objetivo de retirar das praias objetos e entulhos que ficam abandonados no local. As iniciativas iriam acontecer a partir deste final de semana, mas...

Ação nas Praias é transferida para a próxima semana

Ação nas Praias é transferida para a próxima semana

Por conta do mau-tempo, a ação de Conscientização Ambiental, que iria acontecer neste sábado, 13, na praia de Castelândia, Serra, foi transferida para o sábado, 20/11. A iniciativa faz parte da programação da 14ª Semana do Plástico, promovida pelo Sindiplastes. O...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.