Escolas de Serra adotarão programa de educação ambiental, Tampinha do Bem

Criado por sindiplastes

maio 6, 2021

programa de educação ambiental

E o município de Serra também irá aderir ao programa Tampinha do Bem, que estimula a coleta e a reciclagem de tampas plásticas. O compromisso para a conscientização ambiental foi firmado durante a reunião do Sindicato da Indústria do Plástico do Espírito Santo (Sindiplast) – que articula a ação em todo o Estado – e a Chefia da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura de Serra nesta terça-feira (4).

O programa Tampinha do Bem realiza, por meio da educação ambiental, o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo. O próximo passo é a assinatura do termo de cooperação para dar início as atividades nas escolas do município da Grande Vitória.

Todo o material recolhido será negociado com as indústrias de Transformados Plásticos, servindo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Já o valor arrecadado será utilizado pelas escolas em ações voltadas para a conscientização ambiental. As escolas da Serra que recolherem a maior quantidade de tampinhas serão premiadas durante a 14ª Semana do Plástico, previsto para acontecer em novembro.

“Em 2021, o programa pretende ampliar para as unidades de ensino, como foi acordado no município de Serra, no prédio da Findes e está à disposição para empresas e instituições que tiverem interesse em participar”, comentou o presidente do SindiplastES, Jackley Maifredo.

De acordo com a Chefe da divisão de Educação Ambiental da Prefeitura de Serra, Isis Rangel Garcia Menezes, a parceria pretende incentivar, fortalecer e auxiliar a sensibilizar estudantes, professores, e consequentemente a comunidade, de que pequenos gestos fazem grande diferença. “Um objeto tão pequeno e de fácil manuseio, como uma tampinha, é uma porta de entrada espetacular para trabalharmos a educação ambiental”, comentou a chefe de educação ambiental da Serra, Isis Rangel Garcia Menezes.

“A iniciativa permite que a sociedade perceba que uma tampinha não é lixo, é dinheiro, assim como a maior parte dos resíduos sólidos que jogamos fora. Dessa forma, tiramos do mar, da floresta, do lixão, aquilo que nunca deveria ter estado lá, e reaproveitamos como deveria sempre ter acontecido. Mostrar que reciclar é possível, e que isso dá retorno! Retorno financeiro e principalmente, apesar de a longo prazo, retorno ao meio que vivemos”, acrescentou a chefe de educação ambiental.

A iniciativa começou a ser realizado na Semana do Plástico, que é organizada anualmente pelo SindiplastES e aplicado na Rede Sesi-Senai-ES. Depois, a parceria neste sentido foi firmada com o Governo do Estado, durante o encontro com a vice-governadora, Jackleline Moraes, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), do Sesi/Senai-ES, do Sinrecicle e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas).

“O propósito maior é mostrar, com medidas adequadas, que é possível transformar produtos que venham a ser lançados no meio ambiente em matéria-prima para o aproveitamento da indústria, já que o plástico é um produto 100% reutilizável”, acrescentou o presidente do SindiplastES.

Artigos relacionados

Inscrições abertas para o 5º Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes

Inscrições abertas para o 5º Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes

Estão abertas as inscrições para o V Seminário Gente & Gestão do Sindiplastes. O evento será realizado no dia 21 de outubro e terá como tema central as “Mudanças nos Modelos de gestão em Decorrência da pandemia”. As discussões vão reunir pesquisadores da fundação...

Nanotecnologia para combater covid-19 é tema de evento

Nanotecnologia para combater covid-19 é tema de evento

Investimentos em nanotecnologia podem facilitar a vida em sociedade no chamado novo normal. Antenadas neste cenário, empresas que tem atuação no setor do plástico tem investido recursos e pesquisas nesta ciência para buscar soluções eficazes no combate a pandemia da...

Usos e tecnologias nos hospitais é tema de Semana do Plástico

Usos e tecnologias nos hospitais é tema de Semana do Plástico

A utilização e novas tecnologias do plástico no dia a dia dos hospitais como nos curativos, bolsas de sangue, seringas e luvas próteses é o assunto a ser debatido durante a 14ª Semana do Plástico. O evento com o tema central a “Utilização do Plástico na Saúde” será...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.