Escolas do ES adotam projeto Tampinha do Bem

Criado por sindiplastes

junho 8, 2022

Os alunos da Escola Hildebrando Lucas, em Vitória, parceira do projeto Tampinha do Bem, organizado no Estado pelo SindiplastES, visitaram a Escola Senai do Plástico nesta quinta-feira (2). Por lá, conheceram o processo de reaproveitamento de materiais, além da sala de aula teórica, laboratório e área de manufatura.

O desenvolvimento da Economia Circular do plástico é uma das metas do SindiplastES, que tem no programa de conscientização ambiental Tampinha do Bem como uma iniciativa. Além da escola estadual, outras escolas públicas e privadas que vêm adotando o programa liderado pelo SindplastES.

Na escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, cerca de 540 pessoas, dentre os estudantes matriculados, comunidade e servidores participaram da iniciativa em uma espécie de gincana de arrecadação de tampas plásticas na comunidade. A previsão, de acordo com a parceria firmada pela Prefeitura da Serra é que o projeto aconteça também em todas as escolas do município da Serra.

Unindo solidariedade e matemática, a conscientização ambiental também acontece na escola Múltipla, na Serra. Os alunos do 1º ano B fizeram a contagem das tampinhas arrecadadas para a gincana solidária na aula de matemática, utilizando a contagem de 10 em 10. O Tampinha do Bem também já foi adotado nas unidades de ensino do SESI, Senai e no colégio Renovação em Vitória.

O Tampinha do Bem já recolheu cerca de 20 toneladas de tampas de garrafas plásticas, destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento, nos últimos cinco anos. O projeto tem como objetivos a conscientização, educação ambiental e geração de renda. Só no Espírito Santo o setor de plástico emprega aproximadamente 6 mil trabalhadores.

“Educação ambiental é um grande desafio. Estimulamos a campanha Tampinha do Bem nas escolas como forma de estimular a consciência e a economia circular”, explica Neviton Gasparini, presidente do sindicato.

Para o SindiplastES o projeto neste formato fecha o ciclo da economia circular. O Sindicato acredita e apoia este conceito econômico que prevê que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para esta mesma ou para outras indústrias.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Reusar, Reaproveitar, Reciclar é o slogan da Semana do Plástico 2022

Reusar, Reaproveitar, Reciclar é o slogan da Semana do Plástico 2022

Começa daqui há um mês o maior evento do setor do Estado com a Ação de Educação Ambiental, em praia da Serra. Daqui há um mês, começa a 15ª Semana do Plástico, o maior evento do setor de transformado plástico no Espírito Santo, com a Ação de Educação Ambiental, na...

CONECTARH NA TVE-ES

CONECTARH NA TVE-ES

O seminário Conectarh Gente & Gestão ganhou destaque na mídia e na abertura do jornal da TVE-ES. O Desafio de Cuidar de Gente – Inclusão e Modelos de Trabalho foi o tema do evento realizado pelo SindiplastES, Findes, Sindifer e Ases, em parceria com a Escola de...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.