Os alunos da Escola Hildebrando Lucas, em Vitória, parceira do projeto Tampinha do Bem, organizado no Estado pelo SindiplastES, visitaram a Escola Senai do Plástico nesta quinta-feira (2). Por lá, conheceram o processo de reaproveitamento de materiais, além da sala de aula teórica, laboratório e área de manufatura.
O desenvolvimento da Economia Circular do plástico é uma das metas do SindiplastES, que tem no programa de conscientização ambiental Tampinha do Bem como uma iniciativa. Além da escola estadual, outras escolas públicas e privadas que vêm adotando o programa liderado pelo SindplastES.
Na escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, cerca de 540 pessoas, dentre os estudantes matriculados, comunidade e servidores participaram da iniciativa em uma espécie de gincana de arrecadação de tampas plásticas na comunidade. A previsão, de acordo com a parceria firmada pela Prefeitura da Serra é que o projeto aconteça também em todas as escolas do município da Serra.
Unindo solidariedade e matemática, a conscientização ambiental também acontece na escola Múltipla, na Serra. Os alunos do 1º ano B fizeram a contagem das tampinhas arrecadadas para a gincana solidária na aula de matemática, utilizando a contagem de 10 em 10. O Tampinha do Bem também já foi adotado nas unidades de ensino do SESI, Senai e no colégio Renovação em Vitória.
O Tampinha do Bem já recolheu cerca de 20 toneladas de tampas de garrafas plásticas, destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento, nos últimos cinco anos. O projeto tem como objetivos a conscientização, educação ambiental e geração de renda. Só no Espírito Santo o setor de plástico emprega aproximadamente 6 mil trabalhadores.
“Educação ambiental é um grande desafio. Estimulamos a campanha Tampinha do Bem nas escolas como forma de estimular a consciência e a economia circular”, explica Neviton Gasparini, presidente do sindicato.
Para o SindiplastES o projeto neste formato fecha o ciclo da economia circular. O Sindicato acredita e apoia este conceito econômico que prevê que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para esta mesma ou para outras indústrias.
0 comentários