Plástico preserva a vida e natureza, mas é preciso descarte correto

Criado por sindiplastes

fevereiro 23, 2023

descarte correto

Tornar o planeta sustentável é fundamental, assim como extremamente importante entendermos claramente o problema para que possamos tomar soluções que sejam acertadas e eficientes.

A primeira ação é conscientizar a população como um todo a respeito da importância do descarte correto – não somente para o plástico como para todas as classes de materiais e produtos. Devemos incluir também os materiais orgânicos, desperdiçados por nós,  constitui a maior parte de material que vai para os aterros sanitários.

O poder público, em parceria com as empresas e a sociedade como um todo, devem buscar esta conscientização, criando campanhas de educação para que o plástico não seja colocado na rua e que termine prejudicando tanto a vida terrestre, quanto a marinha.

A conscientização do descarte correto impacta positivamente em dois aspectos ambientais: Quando reciclamos o material deixamos de consumir os recursos naturais do planeta e, simultaneamente, deixamos de gerar resíduos. Além disso, geramos valor ao longo de toda a cadeia de reciclagem.

Reduzir o consumo é fundamental, porém, limitar ou impedir alguns tipos de produtos como no caso dos copos descartáveis, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis não é melhor saída para a questão ambiental. Os copinhos são produzidos basicamente por dois tipos de plástico: o poliestireno e o polipropileno, materiais que são facilmente identificados e pode tranquilamente ser reciclados.

O debate maior precisa ser feito em relação aos impactos a serem gerados com proibições desta natureza ao comércio como em restaurantes, hotéis, bares e padarias, dentre outros estabelecimentos comerciais. Assim como podem sair prejudicados espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos de qualquer espécie.

Transferir o ônus para os comerciantes, com penalidades – como multas, fechamento de estabelecimentos e instauração de inquérito policial – não é razoável para a sociedade como um todo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Assédio no Ambiente Corporativo

Assédio no Ambiente Corporativo

Assédio no ambiente corporativo: Prevenção, Medidas e Consequências é o tema do evento organizado pelo SindiplastES/Findes, que acontece no próximo dia 20, entre 8h30 e 11 horas. Dentre os pontos abordados estão a prevenção (papel da CIPA, com a alteração recente da...

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa?

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa?

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa nas questões envolvendo E-social e condenações trabalhistas? A partir do dia 1º de abril de 2023 todas as empresas condenadas por sentenças trabalhistas, que não cabem mais recursos, ou que assinaram acordos na...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.