Plástico preserva a vida e natureza, mas é preciso descarte correto

Criado por sindiplastes

fevereiro 23, 2023

descarte correto

Tornar o planeta sustentável é fundamental, assim como extremamente importante entendermos claramente o problema para que possamos tomar soluções que sejam acertadas e eficientes.

A primeira ação é conscientizar a população como um todo a respeito da importância do descarte correto – não somente para o plástico como para todas as classes de materiais e produtos. Devemos incluir também os materiais orgânicos, desperdiçados por nós,  constitui a maior parte de material que vai para os aterros sanitários.

O poder público, em parceria com as empresas e a sociedade como um todo, devem buscar esta conscientização, criando campanhas de educação para que o plástico não seja colocado na rua e que termine prejudicando tanto a vida terrestre, quanto a marinha.

A conscientização do descarte correto impacta positivamente em dois aspectos ambientais: Quando reciclamos o material deixamos de consumir os recursos naturais do planeta e, simultaneamente, deixamos de gerar resíduos. Além disso, geramos valor ao longo de toda a cadeia de reciclagem.

Reduzir o consumo é fundamental, porém, limitar ou impedir alguns tipos de produtos como no caso dos copos descartáveis, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis não é melhor saída para a questão ambiental. Os copinhos são produzidos basicamente por dois tipos de plástico: o poliestireno e o polipropileno, materiais que são facilmente identificados e pode tranquilamente ser reciclados.

O debate maior precisa ser feito em relação aos impactos a serem gerados com proibições desta natureza ao comércio como em restaurantes, hotéis, bares e padarias, dentre outros estabelecimentos comerciais. Assim como podem sair prejudicados espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos de qualquer espécie.

Transferir o ônus para os comerciantes, com penalidades – como multas, fechamento de estabelecimentos e instauração de inquérito policial – não é razoável para a sociedade como um todo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Seminário sobre o Decreto de Logística Reversa

Seminário sobre o Decreto de Logística Reversa

Findes com apoio do Sindiplastes promovem seminário para abordar o Decreto de Logística Reversa do ES O Decreto de Logística Reversa do Espírito Santo (DLR) - assinado no dia 22/03, no Palácio Anchieta, pelo governo estadual - será apresentado ao setor industrial...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.