A 17ª edição da Semana do Plástico, o maior evento do setor no Espírito Santo, foi concluída com sucesso na última sexta-feira (29), na Findes. Durante o encerramento, o superintendente do SindiplastES, Gilmar Nogueira, fez um anúncio especial: em 2025, o evento contará com o Prêmio Tampinha do Bem , uma iniciativa do programa de educação ambiental do sindicato. A novidade destaca o compromisso do SindiplastES com a sustentabilidade e a economia circular.
A abertura, realizada na segunda-feira (25), contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, que ressaltou a relevância do evento para o setor industrial. O superintendente Gilmar Nogueira apresentou as ações realizadas no sábado (23), quando uma coleta ambiental na orla de Cariacica reuniu parceiros como Aderes, Iema, e Prefeitura de Cariacica. O material recolhido foi destinado às associações de catadores Acamap e Acacci, fortalecendo a economia circular na região.
O painel “Desafios e Oportunidades” marcou abertura oficial, com discussão sobre sustentabilidade e economia circular. Bernardo de Barros Castro (Fibrasa) mediou o debate, que contou ainda com a assinatura do Termo de Compromisso para a implantação do Programa Tampinha do Bem em Vila Velha e diversas autoridades.
Na terça-feira (26), os participantes mergulharam em temas relacionados à economia circular. Simone Carvalho (Abiplast) apresentou o Movimento Plástico Transforma e outros projetos voltados para educação ambiental e reciclagem. O professor Tiago Vieira destacou o impacto do Projeto Plástico Ecoamigo , voltado para a inovação e fortalecimento de associações de catadores.
Na quarta-feira (27), o debate evoluiu para temas estratégicos como ESG e inteligência artificial. Poliano Bastos (Fucape) enfatizou a importância de alinhar a ESG às prioridades empresariais, enquanto o Dr. Felipe Moro (Senai) destacou como a IA pode aumentar a eficiência e a sustentabilidade no setor. Eurípedes Pedrinha (Sebrae), reforçou a necessidade de utilizar a inovação, ESG e inteligência artificial para novos negócios. Samir Chambela (Secti) destacou as estratégias para a Descarbonização, com inovações e impactos Sustentáveis desenvolvidos pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
A quinta-feira foi dedicada à Rodada de Negócios e Fornecedores do Setor, promovendo networking e parcerias estratégicas. Empresas como Cristalmaster, Unic Brasil e Wagner Metalurgia participaram, enquanto a Escola Senai do Plástico destacou novas oportunidades de qualificação profissional.
Na sexta-feira, firmamos nosso parceiro nacional Instituto Rever, do diretor executivo, Ricardo Pazzianotto. O Instituto Recicle Mais, do presidente Télvio Valim, destinou recursos para a ONG Vira Lata, Vira Luxo.
A indústria também adota o Tampinha do Bem, como a Maifredo Embalagens, apresentado pela Jaqueline Maifredo.
Christian Sabino apresentou soluções do Instituto Recicle Mais/Destine Já para atendimento do Decreto de Logística Reversa. Valter Braun (Kebis) convocou a todos pela sustentabilidade como processo de inovação
Raquel Belo apresentou as iniciativas da nossa mantenedora Fibrasa. César Magno apresentou projeto parceiro, Rua do Céu. E empresas que adotaram o programa Tampinha do Bem como Alceu Lorezon, empresário de Santa Catarina, Manoela Bernardes Batista (Prefeitura de Vila Velha) e a Acacci que também participa da Semana do Plástico como parte das ações de ESG, presidida por Francisco Carlos Gava (Acacci), a escola Manoel Vieira Lessa e o sistema OCB, de Eduardo Induzzi (OCB), que também terá ações do programa.
Com um legado fortalecido e muitas conquistas, a Semana do Plástico já deixa um gosto de expectativa para 2025. A inclusão do Prêmio Tampinha do Bem e a ampliação de parcerias sinalizam um futuro promissor para o evento, reafirmando seu papel como descobertas de inovação e sustentabilidade na indústria do plástico.
Até 2025, com mais novidades e avanços rumo a uma economia circular fortalecida!
0 comentários