Workshop debateu o início de uma pesquisa aplicada sobre o uso de soluções em plástico na agricultura
Pesquisadores do Incaper, empresários dos setores do Agronegócio e do Plástico, e especialistas da Braskem e do Senai-ES se reuniram em um workshop para debater o início de uma pesquisa aplicada sobre o uso de soluções em plástico na agricultura. O encontro foi realizado no dia 21 de maio, no Centro de Desenvolvimento Rural de Venda Nova do Imigrante e faz parte do projeto Plástico na Agricultura, uma parceria do Sindiplast-ES com o Incaper.
O projeto visa ao aumento da produtividade dos produtores rurais e ao desenvolvimento do setor de Plásticos capixaba, por meio da aplicação de novas tecnologias, métodos e inovação para a ampliação de sistemas de irrigação que utilizam lona de plástico nas lavouras de cacau e café, contribuindo, desta forma, com a melhoria da competitividade de ambos os setores.
O sócio-diretor da empresa Agrofit, Juscelino José de Oliveira, está otimista com o projeto e afirma que o evento foi de grande valia. “Pudemos apresentar, com o apoio da Braskem, soluções com o uso do plástico aos pesquisadores da Fazenda do Estado de Domingos Martins que estavam presentes no encontro. Assim, iniciamos ações objetivas e concretas visando a ter uma área de teste de soluções para o Agronegócio”, ressaltou.
Para o Juscelino de Oliveira, a parceria entre empresários do setor de Plásticos e o setor de Agronegócio trará excelentes benefícios. “Trabalhamos há mais de 30 anos gerando soluções em plástico para agricultura e, nos últimos anos, potencializamos investimentos em estudos, missões nacionais e internacionais, participação em feiras, sempre com apoio do Sindiplast-ES e da Findes”, afirmou.
O projeto Plástico na Agricultura está sendo analisado pelo Incaper, que vem elaborando um plano de ação para identificar quais recursos serão necessários para o programa ir a campo no Estado. De acordo com o presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Régio, o Sindicato propõe trabalhar políticas públicas de logística reversa relacionadas ao uso do plástico no agronegócio junto à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e aos órgãos governamentais.
O presidente observa que há a previsão de outros encontros durante o ano. “Estamos agora identificando as empresas do setor com potencial de atuação no Agronegócio, para atuarem em conjunto com o projeto e participarem da primeira Feira de Agricultura do Estado, que deve ocorrer na segunda quinzena de agosto”, completa.
0 comentários