SindiplastES buscará diálogo com distribuidores para conter escassez e alta do preço do plástico

Criado por sindiplastes

março 4, 2021

conter escassez e alta do preço do plástico

O SindiplastES vai promover o diálogo com os distribuidores de matérias-primas dos plásticos, mediados pela Braskem, para melhorar as condições de negócios e compra das indústrias capixabas do ramo. O acordo foi feito durante a “Live Sindiplastes” realizada nesta terça-feira (2), pelo superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Almeida Nogueira e com o diretor de negócios da Braskem, Allan Cury, a maior empresa petroquímica do país.

O diretor da maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e produtora de polipropileno nos Estados Unidos afirmou que será agendada uma reunião, com os distribuidores nacionais que atendem o Espírito Santo para identificar e tentar melhorar as condições de logísticas, prazo, quantidade, dentre outros.

Também explicou durante a live o aumento de preço do plástico que é provocado pela falta do produto no mercado. Fatores decorrentes da variação do câmbio e a oscilação dos preços das resinas dos mercados internacionais, que refletem no Brasil, também seriam os motivos para a elevação dos preços.

Já a escassez do produto vem de uma acentuada demanda ocorrida a partir do mês de junho e mudanças de hábitos de consumo, com o reconhecimento da importância do plástico (produção de seringa, recipiente de álcool, máscaras…), reflexos do cenário de pandemia da covid-19 e das paradas postergadas de manutenção.

“Estamos hoje em uma situação nunca antes vivida na América do Sul. Em março veio a pandemia, vários países entraram em lockdown e tiveram as indústrias penalizadas. De junho até hoje a indústria retomou com a produção forte, mas ainda não suficiente para atender a demanda acentuada”, comentou.

Em seguida, vieram outros fatores, de acordo com o diretor de negócios, como falta de insumos como o nafta, furacões no EUA, novas restrições em função da covid-19 e a mais recente onda de frio no Texas, EUA.

As formação de preços segue referências internacionais e o câmbio. E também que é fake news que a Braskem – que tem a Petrobras e a Odebrecht como principais acionistas – que deixará de atender ao mercado interno.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Assédio no Ambiente Corporativo

Assédio no Ambiente Corporativo

Assédio no ambiente corporativo: Prevenção, Medidas e Consequências é o tema do evento organizado pelo SindiplastES/Findes, que acontece no próximo dia 20, entre 8h30 e 11 horas. Dentre os pontos abordados estão a prevenção (papel da CIPA, com a alteração recente da...

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa?

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa?

Como o Compliance Trabalhista pode ajudar a sua empresa nas questões envolvendo E-social e condenações trabalhistas? A partir do dia 1º de abril de 2023 todas as empresas condenadas por sentenças trabalhistas, que não cabem mais recursos, ou que assinaram acordos na...

Avenida Nossa Senhora da Penha,
Nº 2.053 – Ed. FINDES 3º andar,
Santa Lúcia, Vitória, ES,
CEP: 29.056-913
Telefone: 27 3334-5922

Newsletter

Fique por dentro das novidades do sindicato

Siga-nos

Acompanhe as novidades do Sindiplastes em nossas redes sociais.