O Programa Tampinha do Bem, coordenado pelo Sindiplast-ES recolheu 775 kg de tampinhas plásticas, na Escola Manoel Vieira Lessa, na Serra. Todo material recolhido entre os dias 20 de outubro e 22 de novembro e separado por cores foi destinado à reciclagem e doado para Associações de Catadores, projetos sociais, Igrejas e instituições parceiras pré-cadastradas com o objetivo de gerar recursos financeiros para as instituições envolvidas.
A ação de conscientização para preservação do meio ambiente contou com a participação de 520 crianças, de 7 a 11 anos. Durante o projeto, os alunos também tiveram palestras sobre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.
A diretora Elandia Aparecida Pereira Rodrigues, que participou ativamente do “Tampinha do Bem”, lembrou da importância da conscientização ambiental para os alunos: “É muito importante promover a cultura da reciclagem pois assim os alunos já crescem preocupados com sua responsabilidade com o meio ambiente, se transformando em divulgadores dessa cultura, e fazendo com que essa sensibilidade se estenda para além do ambiente escolar”.
De acordo com o projeto, os benefícios socioambientais da reciclagem de materiais plásticos são muitos: para cada 1 tonelada de plástico destinado à reciclagem há uma redução de emissão de 1,53 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera; uma economia média de 75% de energia consumida; uma redução de 1,1 tonelada em média de resíduo plástico em aterros; e ainda a geração de mais empregos, com 3,16 catadores para recolher esse volume de material no mês. A meta para 2024 é recolher 1 tonelada de tampinhas.
0 comentários