A utilização e novas tecnologias do plástico no dia a dia dos hospitais como nos curativos, bolsas de sangue, seringas e luvas próteses é o assunto a ser debatido durante a 14ª Semana do Plástico. O evento com o tema central a “Utilização do Plástico na Saúde” será realizado pelo Sindiplast-ES, com a co-realização do sistema Findes (Sesi/Senai), Marca Ambiental, Recicla e Aderes nos dias 8 a 13 de novembro.
A utilização do plástico se tornou ainda mais imprescindível no combate a pandemia da covid-19, pois integram ações fundamentais de não contaminação e combate à doença. A semana de intensas atividades é voltada tanto para o setor interno como para a sociedade em geral, realizada de forma presencial e/ou transmitida remotamente.
No dia a dia das instituições hospitalares, pode-se ver também no atendimento em muitas outras soluções como tubos, suturas, stents, obturações, lentes de contato, órgãos artificiais, membranas semipermeáveis para hemodiálise e muitos outros.
Nos hospitais, plásticos e eletrônicos combinados também reduzem a dor dos pacientes e o perigo de doenças, em tecnologias como raios-X, que permitem detectar precocemente antes da cirurgia. A utilização é possível devido as vantagens dos plásticos, quando comparado a outros materiais, como impermeabilidade, baixo peso, custo e durabilidade.
Com a utilização na medicina e ainda no saneamento básico, construção civil e a indústria alimentícia, o setor se torna o quarto maior empregador da indústria de transformação brasileira, com mais de 320 mil empregos gerados.
“Apresentar a importância do uso do plástico, no cotidiano dos hospitais e da saúde, trazendo para o debate os seus aspectos socioambientais, as tecnologias relacionadas e a importância da educação ambiental”, são aspectos a serem abordados durante o evento, segundo o presidente do Sindplast-ES, Jackley Maifredo.
0 comentários