O Tampinha do Bem, maior programa socioambiental do Espírito Santo, conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas Associativas 2025, consolidando-se como uma das iniciativas mais relevantes no fortalecimento do associativismo e na promoção da sustentabilidade.

A entrega aconteceu durante a 17ª edição do Meeting de Líderes Industriais da Findes e do Cindes, realizada em Pedra Azul, Domingos Martins. O evento, já tradicional no calendário capixaba, reuniu empresários e lideranças da indústria.
A presidente do SindiplastES, Bárbara Pimentel, destacou a importância do reconhecimento:
“Esse é o segundo ano consecutivo que o sindicato é premiado. O Tampinha do Bem é um projeto simples, mas rico. Ele transforma e ensina as crianças a destinarem corretamente os resíduos que são enviados às nossas indústrias e transformados em outros produtos. Estamos presentes em 46 cidades do Estado. Foram 80 toneladas de plástico transformados e 50 milhões de tampinhas destinadas. Esse é um projeto muito bonito que ensina as crianças por meio de um projeto social, ecológico e transformador.”
O programa já promoveu resultados expressivos. Foram mais de 18 milhões de tampinhas recuperadas, somando 36 toneladas de plástico reciclado e gerando R$ 54 mil destinados a entidades sociais. Ao todo, a iniciativa envolveu cerca de 400 instituições, impactando diretamente mais de 200 mil pessoas em todo o Espírito Santo.
Mais que um projeto, o Tampinha do Bem é um movimento que une economia circular, solidariedade e cidadania, mostrando o poder do associativismo em transformar a sociedade.
Reconhecimento ao associativismo

Nesta edição, os três primeiros colocados receberam troféus em reconhecimento às ações desenvolvidas entre 29 de abril de 2024 e 30 de julho de 2025. O primeiro lugar foi conquistado pelo Sindimol (Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo), com o projeto Crescer na Indústria.
Para o presidente da Findes, Paulo Baraona, o prêmio simboliza o protagonismo dos sindicatos:
“É gratificante acompanhar a evolução dos sindicatos traduzida em cada projeto apresentado. É muito positivo ver como as indústrias têm se reinventado e apresentado iniciativas que fortalecem o setor.”
Segundo o 1º vice-presidente da Findes, Eduardo Dalla Mura, o objetivo do prêmio é potencializar boas práticas:
“Queremos a cada ano valorizar e reconhecer os sindicatos que se destacam pelo trabalho junto às nossas indústrias. Mais do que isso, queremos potencializar essas boas práticas para que sirvam de inspiração e possam ser replicadas por outros sindicatos.”

O coordenador do CDA, André Cribari, também ressaltou a importância do reconhecimento:
“Os projetos premiados podem e devem se tornar modelos para outros sindicatos, mostrando que boas práticas podem ser adaptadas e replicadas. Essa troca de experiências fortalece a atuação sindical e aprimora a gestão de suas iniciativas.”
Sobre o prêmio
O Prêmio Boas Práticas Associativas é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que reconhece as melhores práticas desenvolvidas pelos sindicatos da indústria capixaba. A premiação é uma evolução do antigo Boas Práticas Sindicais, reforçando ainda mais o papel estratégico das entidades sindicais no desenvolvimento do Estado.
Conteúdo do Meeting
A programação do Meeting também contou com palestras de grandes nomes, como Alexandre Schwartsman, que abordou o tema “Cenário econômico no Brasil e no mundo”, e Walter Longo, que falou sobre “Inovação e futuro”, apresentando oportunidades e caminhos para o crescimento da indústria capixaba.
Encerrando a programação, uma mesa-redonda reuniu empresários para discutir descarbonização, inovação, competitividade e produtividade, compartilhando experiências e estratégias que fortalecem o setor industrial.

📸 Confira as fotos do Meeting 2025.
Crédito: Thiago Guimarães/Findes
📲 https://findes.online/fotosmeeting2025





0 comentários