Tema será apresentado pelo presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz, em transmissão on-line ao vivo durante a abertura do evento


O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz, é uma das autoridades confirmadas na programação da Semana do Plástico 2020, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. O líder da principal entidade representativa do setor no País fará a apresentação “Tendências de mercado do plástico no mundo pós-pandemia”, durante a solenidade de abertura do evento, no dia 23, a partir das 19h30, no Salão da Indústria, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Devido à pandemia de Covid-19, entretanto, a apresentação será por transmissão on-line ao vivo, para um público seleto presente no dia. “Neste ano, a Semana do Plástico terá um formato híbrido, com encontros on-line e semipresenciais, devido ao momento singular que vivemos. A cerimônia de abertura terá um público reduzido e seguirá todos os protocolos de segurança determinados”, afirma o superintendente do Sindiplast-ES, Gilmar Nogueira.

Dentre os presentes estarão empresários, executivos, poder público (executivo e legislativo) e parceiros do setor, como membros da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), da Findes e do Senai-ES.

A indústria de Transformados Plásticos mantém um papel fundamental em meio a pandemia, trabalhando de forma estratégica para atender demandas de fabricação de embalagens, produtos descartáveis e médico-hospitalares, bem como itens para a construção de estruturas e Equipamento de Proteção Individual (EPI). Nem por isso, o setor saiu isento dos impactos da pandemia, sofrendo com retração na demanda em diversos segmentos, necessidade de mudanças no fluxo produtivo, obstáculos no acesso ao capital, entre outros efeitos.

Tendências de mercado pós-pandemia

“A apresentação do presidente da Abiplast irá trazer informações sobre o comportamento do consumidor no pós-pandemia e as tendências de mercado. Também falará sobre como o setor está enfrentando esse período, com fornecimento de produtos essenciais para os profissionais da saúde e para a população em geral”, destaca Gilmar Nogueira.

Em entrevista recente ao portal Plástico Virtual, José Ricardo Roriz afirmou que há uma expectativa de retração de -6% no setor em 2020, e um crescimento aproximado de 2,5% no próximo ano. Para o presidente da Abiplast, a adoção de tecnologias para se reposicionar e se adequar à competitividade mundial será fundamental no pós-pandemia, assim como uma mudança na estrutura produtiva com o foco na economia circular.

“É importante pensar nas tecnologias da indústria 4.0, que, reforço, não é somente investimento em automação e mecanização, mas, sim, o uso das tecnologias existentes para ampliar a produtividade e a competitividade da indústria. Pensar em Economia Circular é adequar a indústria a um momento em que os fluxos de capital estão sendo direcionados para negócios com conceitos de investimentos sustentáveis (ESG – Enviromental, Social and Governance)”, afirmou, na ocasião, o presidente da Abiplast. Ambos os temas também estarão em pauta durante a Semana do Plástico.

Semana do Plástico

A Semana do Plástico é o principal evento do setor de Transformados Plásticos do Espírito Santo. Em 2020, chega a sua 13ª edição, com o tema “O plástico e a economia circular”. A programação será entre os dias 23 e 27 de novembro, com encontros, palestras, qualificações e rodada de negócios em formato 100% digital ou semipresencial.

A programação completa e o formulário de inscrição gratuito do evento estão disponíveis no site do Sindiplast-ES (www.sindiplastes.org.br). A Semana do Plástico é uma realização do Sindiplast-ES, com parceria do Sistema Findes, Abiplast e Plastivida e patrocínio da Marca Ambiental, Recicla Valorização de Resíduos e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).