O SindiplastES realizou, nos dias 23 e 24 de julho, os Encontros Regionais da Semana do Plástico em Alegre e Venda Nova do Imigrante. Com o tema Educação Ambiental e Responsabilidade Social, os eventos integram uma série de edições regionais que antecedem o grande encontro da Semana do Plástico 2025, marcado para o dia 3 de novembro, às 19h, na sede da Findes, em Vitória.
Após passagens por Piúma, Nova Venécia e Colatina, a iniciativa seguiu conectando o segmento com os municípios e promovendo o diálogo com os territórios capixabas.
Alegre: compromisso com a sustentabilidade no Caparaó
O Encontro em Alegre, realizado na terça-feira (23), foi mais uma grande etapa na construção de um Espírito Santo mais sustentável. A ação reuniu associações de catadores, secretarias de meio ambiente, empresários, estudantes, ONGs — como o Instituto Recicle Mais — e autoridades locais, para debater práticas de educação ambiental, economia circular e responsabilidade social.
Um dos momentos marcantes foi a assinatura do programa Tampinha do Bem com o município, consolidando a maior iniciativa ambiental em andamento no Estado. A ação reforça o compromisso com a logística reversa, inclusão produtiva e valorização dos recicladores.
Além da troca de experiências, houve apresentação da Escola de Associativismo e um momento de confraternização com coffee-break.
Venda Nova: ESG e ODS em pauta
Já em Venda Nova do Imigrante, o evento da quarta-feira (24) contou com o apoio da Prefeitura, da Associação Comercial e de instituições locais comprometidas com as causas ambientais e sociais.
O encontro reforçou o papel estratégico do setor plástico na economia circular, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e nos pilares do ESG – Ambiental, Social e Governança.
Durante a programação, o educador ambiental Cristian Sabino, do projeto ReciclaMais, apresentou iniciativas de logística reversa:“Embalagens limpas têm mais chance de reaproveitamento”.
A Escola de Associativismo também foi apresentada ao público, promovendo reflexão sobre a importância da organização coletiva e da liderança comunitária.
O evento foi encerrado com um coffee-break de confraternização e a certeza de que o plástico bem destinado é parte da solução – e não do problema.
“É o setor plástico se conectando com os municípios, promovendo impacto positivo e construindo soluções. Nosso compromisso é com a transformação que começa pelo conhecimento e pelo diálogo com os territórios. Juntos, estamos construindo caminhos para um futuro mais consciente e conectado com o meio ambiente”, destacou Bárbara Pimentel, presidente do SindiplastES.
📸 Veja como foi:





0 comentários