O SindiplastES teve participação intensa e estratégica na Conferência Sustentabilidade Brasil 2025, realizada entre os dias 11 e 13 de junho, na Praça do Papa, em Vitória (ES). O evento reuniu empresas, instituições e especialistas que atuam com práticas sustentáveis e soluções inovadoras, totalizando mais de 300 especialistas em mais de 40 painéis. Todo o conteúdo será registrado em um documento oficial 📄, que será entregue ao governador do Estado e, posteriormente, apresentado na COP30 🌍.

Com estande próprio, presença em painéis e participação no podcast oficial do evento 🎙️, o SindiplastES apresentou as boas práticas e o impacto positivo que a indústria da transformação plástica tem promovido no Espírito Santo. Um dos grandes destaques foi o programa socioambiental Tampinha do Bem 🧴♻️ – o maior do Estado, com mais de 40 milhões de tampinhas plásticas arrecadadas.

“Foi importante para o setor mostrar a força do Tampinha do Bem. É um programa de grande impacto socioambiental e, durante o evento, diversas empresas manifestaram interesse em implantá-lo. Isso fortalece ainda mais a indústria de transformação capixaba”, destacou Gilmar Nogueira, superintendente do SindiplastES.
Outro ponto alto da conferência foi a apresentação do projeto Living Lab – Transformando Associações de Catadores em Espaços de Empreendedorismo Inovador 🚀, desenvolvido em parceria com a Aderes, o Governo do Estado, a Ufes e a Ascamare. A proposta promove inovação aberta, ampliando renda, gestão e qualidade de vida de catadores e catadoras 👷🏽♀️👷🏽♂️, além de envolver escolas estaduais em ações de educação ambiental 📚🌱.

“Estar com a indústria dentro dessa feira é essencial para desmistificar ideias equivocadas sobre o plástico. A responsabilidade pela destinação correta dos resíduos é de toda a sociedade. Educação ambiental, conscientização e informação são caminhos fundamentais”, destacou Renato Alexandre Rangel de Jesus, gerente Administrativo e Financeiro da Aderes.
Durante os painéis, a presidente do SindiplastES, Bárbara Pimentel, compartilhou sua experiência no painel sobre a conexão da indústria com as associações de catadores. Ela também apresentou sua empresa, a Kaplast, e dialogou com lideranças de catadores para futuras parcerias comerciais 🤝.

Já o superintendente Gilmar Nogueira participou do painel “Plástico nos Mares” 🌊, destacando o papel essencial do plástico nas cadeias produtivas, especialmente nos setores de alimentos, saneamento, agro e embalagens 🥫🚰🌽📦.
“Precisamos de mais educação ambiental, políticas públicas eficazes, punição para quem descumpre normas e incentivos fiscais para ampliar a reciclagem nas indústrias”, reforçou Nogueira.
Para Mirani Santos, da Rede Norte de Catadores de Materiais Recicláveis, a participação na conferência foi uma oportunidade de fortalecimento. “Fechamos bons negócios 💼 e, com a parceria com o SindiplastES, temos ainda mais força. Queremos seguir ampliando essa colaboração”, afirmou.
Por fim, o SindiplastES anunciou durante o evento a realização dos Encontros Regionais da Semana do Plástico 🗓️🛍️, que estão mobilizando diferentes regiões do Estado para reforçar o papel transformador da indústria e a importância da sustentabilidade como valor de futuro 🌎💚.






0 comentários