Uma parceria entre a Escola Senai do Plástico Antonio Carlos Torres e as empresas associadas ao Sindiplast-ES tem permitido que os alunos do curso Técnico em Plástico vivam as práticas da indústria ainda na instituição de ensino, por meio dos ensaios laboratoriais. Os ensaios são realizados a partir da solicitação das empresas, para fazer experimentos e aprimorar seus processos internos e produtos.

O diretor da Plastin, Neviton Gasparini, é um dos que utilizam os laboratórios da Escola Senai do Plástico para experimentações. “Já utilizamos os laboratórios para testes de fluidez e para identificação de materiais. Ta

mbém usamos o laboratório

de prototipagem, para a impressão de modelos de verificação no desenvolvimento de novos produtos”, afirma.

Além da Plastin, empresas como Fibrasa e LBRX são outras que estão usufruindo dessa parceria. Os ensaios laboratoriais contam com as presenças de especialistas das indústrias, de professores da Escola Senai do Plástico e dos alunos do curso Técnico em Plástico, sendo uma grande oportunidade de aprendizado prático para eles.

“Ao participar dos ensaios laboratoriais, os alunos passam a viver a realidade das indústrias, observando na prática como será o trabalho. Já para as indústrias, é uma excelente oportunidade para a otimização de processos, aumento da velocidade de produção e para melhorias nas rotinas de trabalho”, destaca Neviton Gasparini.